Plástica na Íntegra

Soutien Cirúrgico & Cintas Modeladoras

Fazer um bom pós-operatório de sua Cirurgia Plástica é essencial para se conquistar bons resultados. Nesse período, acompanhamos de perto a saúde geral do paciente e tomamos algumas medidas para evitar complicações. Uma dessas medidas é o uso da cinta modeladora e/ou do soutien cirúrgico. O seu uso é fundamental na recuperação de algumas plásticas, como a lipoaspiração, a abdominoplastia e a redução das mamas.

Principais Dúvidas sobre Soutien Cirúrgico & Cintas Modeladoras

Caso não encontre alguma informação aqui, por favor, entre em contato no formulário abaixo. Faremos o nosso melhor para te responder e atualizar o nosso conteúdo!

Qual a função das Cintas Modeladoras e do Soutien Cirúrgico no Pós-operatório?

No pós-operatório de algumas cirurgias plásticas é fundamental usar a cinta modeladora para obter os resultados desejados. A função da cinta modeladora no pós-operatório de cirurgia plástica é que ela exerça uma certa pressão sobre a área operada.

Qual o benefício dessa pressão sobre a região operada?

Essa pressão exercida pela cinta modeladora ou soutien cirúrgico ajudar na aderência da pele, dando estabilidade aos tecidos e implantes. Isso reduz as chances de deslocamento. Quando tecidos se deslocam um sobre o outro, podem ocorrer complicações como seroma, hematomas e até o rompimento de algum ponto interno. 

Essa pressão também tem ajudar a conter o inchaço e edema do local operado.

E, por último, a vestimenta também aumenta a confiança do paciente para realizar alguns movimentos. E isso é muito bom no pós-operatório, pois queremos que o paciente deambule para prevenção de trombose.

Como escolher a Cinta Modeladora?

Uma vez que a cinta modeladora é um recurso muito importante no pós-operatório, recomenda-se adquirir produtos de qualidade. Ai vão algumas recomendações de como escolher a cinta para o pós-operatório:

  • procure por vendedores, fabricantes e lojas nacionais que tenham serviço de atendimento ao consumidor para caso precise de ajustes, trocas ou devolução;
  • a cinta modeladora deve fazer pressão, mas nunca deve ficar apertada demais;
  • compre a cinta modeladora com antecedência, para que ela esteja disponível no dia da cirurgia plástica. A cinta costuma ser colocada logo que acaba a cirurgia, antes de acordar da anestesia;
  • você deve se sentir confortável na cinta ou soutien;
  • o tecido deve ser elástico e resistente;
  • se ficar na dúvida, é melhor comprar o tamanho maior, pois é possível ajustar depois.

Zíper, colchete ou velcro? Qual fechamento escolher?

Não tem melhor ou pior. E cada um tem sua vantagem em relação ao outro. Alguns modelos são feitos apenas em velcro (como as mentoneiras e as faixas abdominais) ou em colchetes (como os soutiens). Outros modelos podem ser encontrados com fechamentos diferentes a depender do fabricante.

Escolha o que você achar que é mais fácil de fechar.

Devo comprar quantas cintas?

Recomendo comprar duas. Pois, enquanto uma está lavando, você estará usando a outra.

Como usar a cinta modeladora?

A cinta ou sutien deve ser usada por 30 dias.

Eles devem ser usados continuamente, durante o dia e a noite. Só devem ser retirados para tomar banho.

Em quais pós-operatórios as cintas são indicadas?

  • lipoaspiração
  • lipoescultura
  • abdominoplastia
  • ginecomastia
  • mamoplastia redutora (redução de mamas)
  • prótese de mama
  • prótese de mama via axilar (usamos uma faixa elástica para que a prótese não suba – veja a sessão sobre prótese de mama via axilar)
  • reconstrução de mama
  • ritidoplastia (usamos a malha do tipo mentoneira)

Tem algum modelo que você não gosta ou não recomenda?

Eu não gosto dos modelos de cintas abdominais que tem aberturas na região íntima, pois observo que a região da vulva (na mulher) e da bolsa escrotal (no homem) ficam muito inchadas nesses modelos.

Não recomendo modelos sem fechamento (ou seja, sem velcro, colchete ou zíper), pois são mais difíceis de vestir nos primeiros dias após a cirurgia.

Alerto para que pacientes que tem as coxas grossas tomem cuidado com as cintas abdominais que se estendem para a coxa (cintas do tipo “shortinho”). Nesses pacientes, é comum que a parte do shortinho fique toda enrolada na virilha. Isso pode causar algum grau de compressão nos vasos sanguíneos da virilha e prejudicar o retorno venoso das pernas, favorecendo tromboses.

Dica:
"Na dúvida, compre um pouco maior."

Motivos:

  1. a malha muito justa marca muito a pele;
  2. a malha muito apertada pode prejudicar a perfusão de sangue na região operada;
  3. se a cinta modeladora está larga, ela pode ser apertada; se a cinta está pequena, não tem o que fazer senão comprar outra;
  4. se depois que acabar a cirurgia plástica, o cirurgião plástico notar que a cinta ficou larga, ele pode colocar compressas algodonadas (também chamadas de zobec) para preencher e aumentar a compressão do local;

Continue Navegando em Cirurgia Estética

Entre em Contato

Escreva aqui sua dúvida ou sobre o que gostaria de saber mais.