Plástica na Íntegra

Prótese de
Mama

A colocação de prótese de mama ou Mamoplastia de Aumento é o procedimento cirúrgico que visa aumentar o tamanho das mamas através de implantes de silicone na região. A principal indicação para essa cirurgia é a Hipomastia (ou seja, mamas pequenas), mas ela também pode ser realizada para correção de assimetrias e reconstrução mamária.

Com o uso de materiais e próteses cada vez mais modernos e com a segurança nas técnicas anestésicas, a procura pela mamoplastia de aumento se tornou cada vez maior. Isso se reflete nas estatísticas: a colocação de próteses de silicone divide com a lipoaspiração o topo da lista das cirurgia plástica estética mais realizadas no Brasil.

Principais Dúvidas sobre Prótese de Mama

Caso não encontre alguma informação aqui, por favor, entre em contato no formulário abaixo. Faremos o nosso melhor para te responder e atualizar o nosso conteúdo!

Sobre a Mamoplastia de Aumento

Onde ficam as cicatrizes na cirurgia de Prótese de Mama?

As cicatrizes da cirurgia de prótese de mama ficam em locais bastante discretos e escondidos. Com o passar do tempo, as cicatrizes vão ficando mais claras e disfarçadas, chegando a ser difícil de identificá-las em certos casos. Essas cicatrizes podem ficar localizadas:

  • no sulco inframamário (ou seja, abaixo da mama );
  • na porção inferior da aréola;
  • ou na axila.

Como é escolhido o volume da Prótese de Mama?

Para estimar o volume adequado deve-se levar em conta:

  • a altura da paciente;
  • a largura e altura do tórax;
  • a volume mamário pré-existente;
  • a distância entre os mamilos;
  • distância do sulco inframamário a aréola;
  • base da mama no tórax;
  • consistência e qualidade da pele;
  • espessura do parenquima;
  • e o que a paciente deseja como resultado.

Os esses dados estimamos o volume do implante. Durante a cirurgia, realizamos o teste com moldes desse volume e fazemos o acerto do volume.

A prótese será colocada acima ou abaixo do músculo?

Cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente.

Na cirurgia de prótese subglandular a glândula é afastada do músculo peitoral maior e o implante é colocado abaixo da glândula e a frente do músculo.

Na cirurgia de prótese submuscular, o músculo peitoral maior é levantado e a prótese colocada entre ele e o tórax. *Obs.: a cirurgia de protese “dual-plane” é um técnica de colocação de prótese submuscular.

Existe também o plano subfascial, no qual a prótese é colocada abaixo de um tecido esbranquiçado que recobre o músculo, mas ainda sim acima dele.

Classicamente, optamos pelo plano submuscular quando a paciente tem muito pouco tecido para recobrir o implante. Mas isso não é uma regra absoluta, tampouco a única.

Vale lembrar que o pós-operatório é diferente dependendo do espaço escolhido, no que diz respeito a dor, repouso e o tempo para atingir o resultado final. Além disso existem vantagens e desvantagens de cada um

Quais tipos de prótese de mama?

As próteses de mama se diferenciam pelo formato, volume, revestimento e material de preenchimento. Veja esse artigo do Blog bem explicadinho sobre os diferentes tipos de prótese de mama.

Quanto tempo demora a cirurgia?

A cirurgia leva cerca de 60 a 90 minutos.

Qual tipo de anestesia é realizada?

Anestesia Geral, mas também é possível realizar a cirurgia com a associação de Anestesia local e Sedação.

Obs.: se o cirurgião prever que será necessário mais manipulação para realizar a cirurgia (p. ex., troca de prótese, retirada de capsula, plano submuscular, entre outros), ele vai sugerir anestesia geral para maior conforto da paciente.

Quanto tempo precisa ficar internado?

A cirurgia pode ser realizada no regime de Day Clinic, ou seja, com alta no mesmo dia da cirurgia. Algumas pacientes preferem passar a primeira noite no hospital, pois se sentem mais seguras.

O pós-operatório é muito doloroso?

Normalmente não. Quando a prótese é colocada abaixo do músculo, observa-se um pouco mais de dor.

Por quanto tempo devo usar o sutien no pós-operatório?

No mínimo, 30 dias.

Precisa colocar dreno?

Não.

Quando posso voltar a praticar ginástica e musculação?

Com 2 semanas, a paciente é liberada para realizar caminhadas leves, caminhadas na esteira e bicicleta sentada. Exercícios de musculação para as pernas também podem ser feitos sem carga ou com carga leve.

Depois de 4 semanas, os exercícios para os braços poderão ser iniciados com carga leve e evitando movimentos muito amplos.

As atividades com impacto e a musculação com cargas devem ser evitadas por 2 meses. Esportes de lutas após 3 meses.

Qual a validade da prótese de mama?

Não existe um número mágico. As próteses atuais são bastante resistentes, entretanto elas irão se desgastar com o passar do tempo. Portanto, deve-se manter o acompanhamento anual com métodos de imagem (p. ex., ultrassom). Se as prótese estiverem íntegras e sem sinais de rotura ou de contratura, elas não precisam necessariamente ser trocadas. 

O resultado da cirurgia de prótese de mama permanece após a gestação?

Varia de paciente para paciente. De modo geral, o resultado poderá ser preservado desde que não haja aumento exagerado de peso na gestação.

Riscos

Quais os riscos e possíveis complicações da cirurgia de prótese de mama?

As complicações são raras, mas podem ocorrem. São elas:

  • infecção;
  • hematoma;
  • seroma;
  • mal posicionamento do implante;
  • rotura do implante;
  • alterações de sensibilidade;
  • contratura capsular;
  • cicatrizes hipertróficas ou quelóides;
  • sindrome ASIA;
  • linfoma anaplásico de células gigantes.

Pode ocorrer quelóide na cicatriz da cirurgia?

Algumas pacientes podem apresentar sim cicatrização hipertrófica ou quelóide. Se a paciente já tiver outra cicatriz no corpo, essa tendência pode ser prevista durante a consulta inicial. Geralmente, pessoas de pele morena e pessoas de descendência asiática têm maior predisposição para desenvolver queloide ou cicatriz hipertrófica. Mas isso não é uma regra absoluta. Caso exista a predisposição ou aconteça uma cicatriz inestética, existem métodos para se evitar seu surgimento e métodos tratar essas cicatrizes.

Existe alguma alteração de sensibilidade após a cirurgia?

Pode ocorrer diminuição de sensibilidade, pois o espaço descolado para o posicionamento da prótese lesa alguns pequenos nervos que podem gerar uma insensibilidade temporária ou definitiva, em alguns casos.

Lembre-se que em qualquer cirurgia a perda de sensibilidade na pele deve ser sempre considerada. 

Estudos mostram que quando a cicatriz é feita pela aréola, a perda de sensibilidade é maior do que pelas outras vias de acesso (sulco inframamário e axilar).

A prótese de mama atrapalha na amamentação?

A prótese colocada por baixo da glândula mamária ou do músculo peitoral não interfere na amamentação.

No caso de se utilizar a via periareolar para colocação das próteses, pode ocorrer lesão de alguns ductos e isso se refletir em dificuldade para amamentar. Entretanto, isso não é comum de acontecer.

O que é a Contratura Capsular?

A contratura capsular ocorre quando a membrana que reveste a prótese (chamada de cápsula) passa a ficar endurecida e espessada e começa a se contrair. Isso ocorre devido um comportamento anômalo do organismo de algumas pacientes frente a presença da prótese.

Como a instalação da contratura capsular é lenta e gradativa, costuma levar alguns anos depois da cirurgia para que algum sinal ou sintoma se manifeste. Os sintomas variam de paciente para paciente, mas costumam se iniciar com um endurecimento das mamas, que pode evoluir com uma distorção da mama e dor.

Nos casos mais severos, uma nova cirurgia é indicada para a troca desta prótese e a retirada da cápsula.

O que é Síndrome ASIA (Autoimmune Syndrome Induced by Adjuvants)?

ASIA é uma síndrome autoimune induzida pela presença de um “Adjuvante”.

“Adjuvantes” são diferentes substâncias que podem estimular uma resposta do sistema imunológico. Várias substâncias podem atuar como um adjuvante, inclusive o silicone. Apesar de MUITO raro, o silicone das próteses mamárias pode ser o desencadeante para o desenvolvimento de resposta do sistema imunológico em pessoas com predisposição genética.

Para mais informações, confira a campanha da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em conjunto com a Sociedade Brasileira de Reumatologia acerca desse tema no site www.doencadosilicone.org.br.

O que é ALCL (Linfoma Anaplásico de Células Gigantes)?

ALCL é é um tipo de linfoma não-Hodgkin. Em 2016, foi reconhecida a existência uma variante dessa doença que foi denominada BIA-ALCL (traduzindo do inglês, ALCL associado à implantes mamários). Apesar do nome, não precisamos ter medo ou desistir da idéia de colocar prótese de mama, pois a sua ocorrência é RARA.

Sabemos que o BIA-ALCL tem uma forte associação com implantes macrotexturizados e com os de revestimento de poliuretano. Inclusive, foi feita a retirada do mercado das próteses Natrelle da fabricante Allergan devida a identificação de forte relação entre ao revestimento texturizado desse fabricante e o BIA-ALCL. 

Por recomendação das sociedades médicas, “não há motivo para alarme ou pânico”. Mas persiste a recomendação de fazer o seguimento pós-operatório e que as pacientes se atentem ao aparecimento de sintomas como inchaço e dor na mama e, não hesitem em procurar o médico para tirar dúvidas. Confira essa nota da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de 2019.

Continue Navegando em Cirurgia Estética

Entre em Contato

Escreva aqui sua dúvida ou sobre o que gostaria de saber mais.