Plástica na Íntegra

Gluteoplastia

A Gluteoplastia é uma cirurgia para aumentar o volume da região glútea. Isso é feito através do uso de enxertos de gordura ou com implantes de silicone ou, ainda, pela associação das duas técnicas. Frequentemente, nessa cirurgia, associa-se a lipoaspiração de outras áreas do corpo, para melhorar o contorno glúteo e a relação entre a cintura e o quadril. Aqui vamos focar na gluteoplastia com prótese, pois a lipoaspiração, a lipoescultura e o enxerto de gordura já foram abordados em página específica.

Quem deve fazer?

Mulheres com bumbum pequeno que desejem aumento de volume e de projeção dos glúteos.

Tempo de Internação

O tempo de internação após a gluteoplastia é em torno de 12 a 24 horas.

Anestesia

Anestesia Geral ou Peridural com Sedação

Principais Dúvidas sobre Gluteoplastia

Caso não encontre alguma informação aqui, por favor, entre em contato no formulário abaixo. Faremos o nosso melhor para te responder e atualizar o nosso conteúdo!

Sobre a Gluteoplastia

Onde ficam as cicatrizes na Gluteoplastia com Prótese de Silicone?

A cicatriz da cirurgia de prótese de glúteo (ou Gluteoplastia com Implantes) se localiza no sulco interglúteo, que é prega natural existente entre as nádegas. A cicatriz tem cerca de 5 a 7 cm e se localiza na parte mais superior deste sulco. Essa cicatriz costuma ficar com um ótimo aspecto e é bastante discreta já que ela é naturalmente escondida.

Quem são os melhores candidatos para Gluteoplastia com Protese?

• Pacientes que têm pouca quantidade de gordura para realizar enxertia nos glúteos (é o que chamamos de “falta de área doadora”);
• Pacientes com nádegas muito pequenas (hipotrofia);
• Pacientes com assimetria de glúteos;
• Portadores de pouca flacidez de pele na região glútea.

Ouvi dizer que Prótese de Glúteo é colocada dentro do músculo. Como é isso?

Sim! É isso mesmo!

A prótese glútea é colocada em um plano chamado Intramuscular (ou seja, dentro do músculo glúteo máximo). Ao utilizarmos esse plano intramuscular, existirá uma camada de músculo acima e abaixo do implante. Isso é muito importante por dois aspectos:

  1. a camada de músculo profunda (ou abaixo do implante) protege as estruturas nobres como vasos sanguíneos e nervos;
  2. a camada de músculo superficial (ou acima do implante) protege a prótese evitando que seja visualizada externamente e proporcionando um aspecto mais natural à gluteoplastia de aumento.

O que é melhor para aumentar o Bumbum: Prótese ou Enxerto de Gordura?

A questão não é “qual procedimento é melhor”, mas sim “qual a cirurgia é mais indicada para determinado paciente.

A Gluteoplastia de Aumento com Enxerto de Gordura tem limitações. Sabemos que ela NÃO é bem indicada para pacientes magras com nádegas muito pequenas e que precisem de grandes quantidades de gordura para atingir o volume desejado. Por que isso? Na Gluteoplastia de Aumento com Enxerto de Gordura, células de gordura vivas são retiradas de outras regiões do corpo (como abdômen, flancos, coxa e culotes) para serem implantadas nos glúteos. Sendo assim, precisamos ter gordura no locais de onde vamos retirar a gordura. Logo, pacientes muito magras e com pouca gordura no subcutâneo tem pouca área doadora e não conseguiremos coletar gordura suficiente para o aumento de volume desejado.

Outro ponto a ser considerado é que existe um limite do que é possível transferir (enxertar). Uma vez feita essa transferência da gordura para o glúteo, espera-se que as células de gordura permaneçam vivas em sua nova localização. Entretanto, sabemos que até 30% da gordura transferida com técnica adequada pode ser reabsorvida. Além disso, sabemos também que quanto mais gordura é enxertada na mesma localização, maior será a reabsorção o que pode levar a resultados abaixo da expectativa dos pacientes.

Resumindo, pacientes muito magras e que precisem de um aumento glúteo significativo, NÃO são boas candidatas a Enxertia de Gordura.

Já a Gluteoplastia de Aumento com Prótese permite aumentos maiores de volume glúteo sem os inconvenientes mencionados do enxerto de gordura. Mas elas levam consigo o problema de colocar um corpo estranho dentro do organismo.

Quem NÃO deve realizar a Gluteoplastia?

Pacientes com:

  • doenças reumatológicas não controladas;
  • lupus eritematoso sistêmico;
  • problemas de coagulação;
  • gestantes;
  • doenças clínicas não controladas (como diabetes, hipertensão e entre muitas outras);
  • doenças psiquiátricas não controladas;
  • infecções ativas em alguma parte do corpo;

Quanto tempo demora a cirurgia?

A cirurgia leva cerca de 2 horas.

Qual tipo de anestesia é realizada?

Anestesia geral. Em alguns casos, o cirurgião pode optar pela anestesia peridural associada a sedação.

Obs.: se o cirurgião prever que será necessário mais manipulação para realizar a cirurgia, ele vai sugerir anestesia geral para maior conforto e segurança da paciente.

Quanto tempo precisa ficar internado?

Terminado o procedimento, o paciente permanece internado por 6 a 12 horas para se recuperar da anestesia e ser reavaliado. Se não houver ocorrido nenhuma complicação, o paciente pode receber alta.

Pós-operatório e Cuidados

O pós-operatório é muito doloroso?

Não. Analgésicos e antiinflamatórios controlam muito bem a dor.

Pode ocorrer um pouco de dor nos primeiros dias, devido à distensão do músculo provocada pela prótese entre as fibras do músculo glúteo máximo. Essa dor vai melhorando gradualmente durante a primeira semana após a cirurgia.

Quando poderá ser notado o resultado definitivo da cirurgia?

O aspecto imediato da cirurgia é muito bom, mas alterações de formato e tamanho dos glúteos vão correr conforme o inchaço (edema) regride. Sendo assim, as nádegas atingirão seu resultado definitivo após cerca de 6 meses, quando todo o inchaço terá cedido. Conforme o edema vai regredindo, os glúteos vão passar a ter um aspecto mais natural e bonito, sendo assim o resultado da cirurgia melhora progressivamente ao longo dos 6º mês de pós-operatório.

Depois da cirurgia, caso eu precise, posso tomar injeção no bumbum?

Não, após a cirurgia de gluteoplastia de aumento com implantes, as injeções intramusculares NUNCA mais poderão ser realizadas nos glúteos.

Caso precise de injeções intramusculares, elas ser realizadas nos braços ou nas coxas com a mesma eficácia.

Precisa colocar dreno?

Alguns cirurgiões usam dreno na gluteoplastia com prótese. Esse dreno permanece por poucos dias e logo é retirado.

Na enxertia de gordura, não é colocado dreno.

Precisa fazer drenagem linfática no pós-operatório?

É recomendado.

Drenagem ajuda a regredir o inchaço e evita retrações.

Quando posso voltar a praticar ginástica e musculação?

Com 3 semanas, a paciente é liberada para realizar caminhadas leves. A liberação para as demais atividades vai sendo gradativa, por exemplo: corrida após 45 dias, bicicleta após 60 dias e musculação após 60 dias. Estes períodos são uma média, por isso é importante perguntar ao cirurgião se está apta a voltar a realizar qualquer tipo de atividade física.

Qualquer que seja a atividade física, recomendamos que ela seja orientada e supervisionada por profissional qualificado em Educação Física.

Pode comer qualquer coisa após a cirurgia? Tem alguma restrição?

Não existe restrição alimentar no pós-operatório. Recomendamos que a paciente mantenha uma dieta saudável e equilibrada. Recomendamos que consuma alimentos que contenham boa quantidade de fibras e água (pelo menos 1500 mL por dia).

Lista de recomendações pós-operatórias.

  • tenha atenção e cuidado ao se sentar ou deitar, para de evitar a compressão da área operada!
  • NÃO deitar de barriga para cima nos primeiros 15 dias para evitar pressão no glúteo;
  • para sentar, apoiar somente a coxa e não o bumbum;
  • se precisar deitar de barriga para cima, colocar travesseiros abaixo das coxas e das costas para não comprimir os glúteos;
  • não há restrição alimentar, mas mantenha uma dieta balanceada e uma boa hidratação;
  • não realizar esforços no primeiro mês depois da cirurgia;
  • procure caminhar dentro de casa a cada 2 horas para favorecer a circulação de sangue e evitar trombose; 
  • evitar se expor ao sol;
  • utilizar todas as medicações prescritas (inclusive colírios) e não tomar nenhuma que não tenha sido prescrita;

Riscos

Quais os riscos e possíveis complicações da Gluteoplastia com Prótese?

As complicações relacionadas a Gluteoplastia com Prótese são raras, mas podem ocorrer. São elas:

  • infecção;
  • hematomas;
  • seromas;
  • quelóides e cicatrizes hipertróficas;
  • mal posicionamento da prótese;
  • deiscência e abertura de pontos;
  • contratura capsular;
  • lesão de vasos e nervos (muito raro);

Riscos são inerentes a qualquer ato cirúrgico. Um bom pré-operatório identifica e diminui o risco de complicações. 

Ouvi dizer que na prótese de mama pode ocorrer contratura capsular. Isso também ocorre com a Prótese de Glúteo?

Sim!

Qualquer que seja o material colocado o corpo irá ter uma reação a esse material. Essa reação pode ser mínima e imperceptível ou exagerada a ponto de formar cápsula rígida e fibrosa ao redor do implante.

Essa cápsula pode gerar diferentes graus de endurecimento à região do glúteo. E existem casos que a retração é tanta que o paciente pode ter dor e alteração da forma do glúteo. Nesses casos, as próteses precisam ser retiradas e/ou trocadas.

É importante lembrar que a retração da cápsula (ou Contratura Capsular) não reflete um problema da cirurgia em si, mas sim uma reação exacerbada do organismo devido à presença das próteses. 

É correto chamar a contratura capsular de "Rejeição"?

Não!

Algumas pessoas de fora da área da saúde costumam chamar a contratura da cápsula de “rejeição”. Entretanto isso não é correto. Uma verdadeira rejeição implica na produção de anticorpos, mas o silicone é um material inerte e não leva à produção de anticorpos.

Quanto Custa

Quanto custa uma Gluteoplastia com Prótese?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos. Essas entidades entendem que divulgação de preços leva a mercantilização da prática médica ( no caso, a cirurgia plástica), e isso colocava em risco a saúde dos pacientes e da sociedade. Veja a resolução 1836 do CFM de 2008. 

Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.

Para saber o valor da cirurgia, o primeiro passo é agendar uma avaliação presencial. O valor da cirurgia varia de acordo com a paciente, pois afinal cada pessoa possui características únicas que o médico levará em conta nos exames. É por isso que a resolução do CFM determina que os valores dos honorários médicos só podem ser estabelecidos pelo médico após uma série de procedimentos e avaliações pré-operatórias. Ainda assim, deve-se lembrar de que existem as despesas hospitalares e a chance de ocorrerem imprevistos que somarão aos gastos.

Entre em Contato

Escreva aqui sua dúvida ou sobre o que gostaria de saber mais.

Contato

Rua Arruda Alvim, 76
São Paulo, SP