Plástica na Íntegra

Lipoaspiração

A Lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para retirar o excesso de gordura localizada numa determinada área do corpo como abdômen, coxas, flancos, costas e braços, ajudando a melhorar o contorno do corpo. A Lipo irá alterar somente seu contorno corporal e não deve ser encarada como método de emagrecimento.

Quem deve fazer?

Homens e mulheres que apresentam gorduras localizadas e desejem melhora do contorno corporal.

Tempo de Internação

O tempo de internação após a lipoaspiração é de 12 a 24 horas.

Anestesia

Depende do tamanho da cirurgia, podendo ser desde Anestesia Local para a Hidrolipo até Anestesia Geral para Lipoaspirações de Corpo Inteiro.

Principais Dúvidas sobre Lipoaspiração

Caso não encontre alguma informação aqui, por favor, entre em contato no formulário abaixo. Faremos o nosso melhor para te responder e atualizar o nosso conteúdo!

Sobre a Lipoaspiração

Onde ficam as cicatrizes na Lipoaspiração?

A lipoaspiração é realizada por pequenos orifícios por onde colocamos cânulas para aspirar a gordura. A posição desses orifícios variam das áreas a serem aspiradas e da preferencia do cirurgião. 

Quais as diferenças entre Lipoaspiração, Lipoescultura, Hidrolipo, LipoHD e Lipo4k?

Os pacientes precisam ficar muito atentos para não serem erroneamente atraídos por nomes da moda, tampouco criarem expectativas irreais com base na nomenclatura empregada. A real é que todos esses nomes bacanas e atrativos são técnicas lipoaspiração com ou sem enxertia de gordura. Vamos às definições e explicações:

  • LIPOASPIRAÇÃO: técnica que retira o excesso de gordura de uma determinada região do corpo através da sucção da gordura por cânulas;
  • LIPOESCULTURA: consiste em associar a lipoaspiração com a enxertia de gordura. A gordura retirada pela lipoaspiração é preparada para ser injetada em outras partes do corpo com a finalidade de preencher depressões ou melhorar o contorno corporal. Um exemplo bastante comum de Lipoescultura é a enxertia de gordura no glúteo associada a lipoaspiração do dorso (das costas);
  • HIDROLIPO: a Hidrolipo é tecnicamente idêntica a lipoaspiração, mas é realizada apenas com anestesia local em consultórios ou clínicas. Também é conhecida como “Lipo Light”, “Mini Lipo” ou “Lipo Fracionada”. Particularmente, considero o termo “Lipo Fracionada” como a melhor denominação, já que esse procedimento é feito em etapas, pois existe um limite de anestésico local que podemos usar.
  • LIPOHD: a LipoHD (ou LAD, “lipoaspiração de alta definição”) é tecnicamente idêntica a lipoaspiração convencional, mas é retirado mais gordura de algumas áreas para reforça visualmente sulcos entre os músculos provocando um aspecto de maior definição muscular. Por exemplo, é possível retirar mais gordura da linha média e de entre os gominhos do abdômen, para se conseguir um resultado que mimetiza um abdômen sarado.
  • LIPO4K: consiste em associar a lipoaspiração de alta definição (LipoHD) com a enxertia de gordura de determinadas área para melhorar ainda mais o aspecto de definição muscular. Por exemplo, podemos realizar enxerto de gordura na região dos ombros para simular o aspecto de hipertrofia do músculo deltóide.

Quem são os melhores candidatos para Lipoaspiração?

  • pacientes saudáveis e sem doenças crônicas;
  • pacientes com pele firme e elástica;
  • pacientes que tentaram perder a gordura através de atividade física, exercícios e dietas, mas que continuam com acúmulos de gordura em algumas áreas;
  • pacientes na faixa de peso ideal ou um pouco acima dela;
  • pacientes que entenderam o procedimento e apresentam expectativas reais de resultado.

Quem são os melhores candidatos para Lipoescultura, LipoHD e Lipo4K?

Aqui, a resposta é a mesma para a indicação de Lipoaspiração (pacientes saudáveis, sem doenças crônicas, com pele firme e elástica; pacientes com acúmulos de gordura localizados e dentro da faixa de peso ideal; pacientes que entenderam o procedimento e apresentam expectativas reais de resultado).

A questão mais importante é a conversa fraca entre o Cirurgião Plástico e paciente. Com uma boa avaliação, o cirurgião conseguirá selecionar a melhor técnica para cada paciente.

Quais as indicações para Hidrolipo ou "Lipo Fracionada"?

Pode ser indicada para pequenas lipoaspirações em culotes, papadas, ou pequenos acúmulos de gordura localizada, com anestesia local, sem sedação,

Existe pacientes que permitam acompanhar todo o procedimento.

Qual o passo a passo da cirurgia?

Após a anestesia, é colocada a meia elástica antitrombo e o compressor pneumático para prevenção de trombose venosa. Se é previsto uma cirurgia de mais de 3 horas, é colocada uma sonda na bexiga para que o anestesista controle a quantidade de urina produzida (essa sonda é retirada ao término do procedimento ou no dia seguinte). 

Então, são realizados os preparos de limpeza da pele e de esterilidade do procedimento. O cirurgia fará pequenos cortes (que variam de 0,5 a 1,5 cm) e colocará nas áreas a serem abordadas uma solução contendo adrenalina. A adrenalina faz os vasos sanguíneos se contraírem e isso reduz muito o sangramento da lipoaspiração.

Depois de passados 5 minutos para a adrenalina fazer efeito, é iniciada a aspiração de gordura propriamente dita com o auxílio de cânulas. Atingido o contorno programado, os cortes são fechados e é colocada a cinta modeladora.

Quanto de gordura é aspirada na cirurgia?

Não existe um valor mágico, pois o objetivo da cirurgia é a melhora do CONTORNO e não atingir um certo volume de gordura extraída.

Obs.: por questões de segurança, temos um limite do que de pode ser retirado: o volume aspirado deve ficar entre 5% e 7% do peso corporal do paciente.

Precisa colocar dreno?

A maioria dos cirurgiões não usa.

Minha conduta também é de não utilizar nas Lipoaspirações primárias (paciente que está fazendo a sua primeira lipoaspiração). Eu considero utilizar dreno nas Lipoaspirações Secundárias que durante o ato cirúrgico observo muitas traves fibrosas e bastante dificuldade para aspirar a gordura, mesmo usando Vibrolipoaspirador.

O que é Vibrolipo?

É uma cirurgia de lipoaspiração convencional que utiliza um aparelho que faz a ponta da cânula vibrar. Esse movimento facilita a quebra e a aspiração da gordura, tornando o procedimento mais rápido e menos cansativo para o cirurgião.

Esse equipamento ajuda MUITO nas lipoaspirações secundárias!

Canula de Vibrolipoaspiracao fazem movimento helicoidais

Quanto tempo demora a cirurgia?

O tempo de cirurgia varia de acordo com a quantidade de áreas a serem abordadas. A LipoHD e a Lipo4K tendem a demorar mais.

Qual tipo de anestesia é realizada?

Anestesia geral. 

Obs.: exceto, na HidroLipo que, como falamos acima, é feita exclusivamente com anestesia local.

Quanto tempo precisa ficar internado?

Em lipoaspirações pequenas, o paciente permanece internado por 6 horas para se recuperar da anestesia e ser reavaliado. Se não houver ocorrido nenhuma complicação, o paciente pode receber alta.

Em lipoaspirações maiores ou cirurgias associadas, o paciente passa a primeira noite no hospital e recebe alta na manhã do dia seguinte.

Quando os resultados podem ser vistos?

Os resultados começam a ser observados após 1 a 2 semanas do procedimento. Isso varia bastante, pois a regressão do inchaço e a cicatrização do paciente são individuais de cada pessoa.

De modo geral, podemos falar de resultado definitivo após 3 a 4 meses.

É possível associar a lipoaspiração com outra cirurgia?

A lipoaspiração é pode ser associada a outras cirurgias plásticas desde que seja uma opção segura para o paciente. Exemplos comuns são a associação de Lipoaspiração com Abdominoplastia e de Lipoaspiração com Protese de Mama e Rinoplastia.

Pós-operatório e Cuidados

O pós-operatório é muito doloroso?

Não. Analgésicos e antiinflamatórios controlam muito bem a dor.

É comum ter mais desconforto nos primeiros 2 dias.

É possível engordar depois da Lipoaspiração?

SIM! A paciente pode SIM voltar a engordar nas áreas do corpo onde foi realizada a lipoaspiração!
A explicação é a seguinte: depois da cirurgia continuam a existir células de gordura (adipócitos) nas área operadas, e essas células continuarão a armazenar energia (gordura), caso calorias sejam ingeridas em excesso.
MAS é  importante lembrar que os locais lipoaspirados apresentam uma quantidade de células de gordura menor do que antes da cirurgia. Sendo assim, caso a pessoa ganhe peso depois da cirurgia, ela engordará menos nos locais lipoaspirados do que engordaria se não tivesse sido submetida à lipoaspiração.
O que escuto das pacientes é que, quando elas ganham um pouco de peso após a cirurgia, elas têm a sensação que esse ganho de peso não fica mais concentrado nas áreas que anteriormente haviam gordura localizada. Não existe estudo científico confirmando esses relatos, mas faz bastante sentido o que elas dizem.

Precisa fazer drenagem linfática no pós-operatório?

SIM. Elas devem ser iniciadas no 4º dia pós-operatório e deverão ser mantidas por pelo menos 1 mês. Recomendamos 3 a 4 sessões semanais. 

Quando posso voltar a praticar ginástica e musculação?

Entre 7 a 10 dias, a paciente é liberada para realizar caminhadas leves e exercícios sem carga. A liberação para as demais atividades vai sendo gradativa.

Qualquer que seja a atividade física, recomendamos que ela seja orientada e supervisionada por profissional qualificado em Educação Física.

Pode comer qualquer coisa após a cirurgia? Tem alguma restrição?

Não existe restrição alimentar no pós-operatório. Recomendamos que a paciente mantenha uma dieta saudável e equilibrada. Recomendamos que consuma alimentos que contenham boa quantidade de fibras e água (pelo menos 1500 mL por dia).

Uma mensagem para pacientes que desejam fazer Lipoaspiração

Vamos repetir mais uma vez: “A lipoaspiração não tem como objetivo a perda de peso!”.

Procure um profissional médico com uma boa formação acadêmica para conduzir o seu caso. Jamais escolha um profissional baseado pelo número de seguidores, pelas dançinhas no Tik Tok ou pelo teatro da venda de serviços. Sua saúde vale muito, portanto escolha muito bem a quem você vai confiar ela!

Lista de recomendações pós-operatórias.

  • realizadas drenagem linfática a partir do 4º dia do pós-operatório para ajudar o a absorver os líquidos retidos, diminuir o inchaço e ter mais conforto.

  • retorno às atividades cotidianas em 5 a 7 dias;

  • evitar ficar deitado ou sentado por muito tempo, recomenda-se andar por 5 a 10 minuto a cada 2 horas;

  • repouso relativo por 3 dias;

  • alimentação equilibrada e ingerir boas quantidades de líquido e fibras;

  • usar a cinta modeladora por 30 dias;

Riscos

Quais os riscos e possíveis complicações da Lipoaspiração?

  • acúmulos internos de líquidos nas áreas onde a gordura foi removida (seroma);
  • irregularidades na pele;
  • necrose de pele (é bastante raro e o maior causador é o tabagismo);
  • embolia gordurosa grave (raro);
  • perfuração de órgãos internos (raro);
  • flacidez de pele (pacientes que já se apresentam antes da cirurgia certo grau de flacidez, tem mais risco de apresentar);
  • embolia pulmonar e trombose venosa.

Pode ocorrer quelóide na cicatriz da cirurgia?

Quelóides e cicatrizes hipertróficas são extremamente raros nas pálpebras.

A cirurgia é muito próxima dos olhos! Cegueira é um complicação?

Existem relatos de cegueira causada por Hematoma Retrobulbar, mas é MUITO RARO

Quanto Custa

Quanto custa uma Lipoaspiração?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos. Essas entidades entendem que divulgação de preços leva a mercantilização da prática médica ( no caso, a cirurgia plástica), e isso colocava em risco a saúde dos pacientes e da sociedade. Veja a resolução 1836 do CFM de 2008. 

Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.

Para saber o valor da cirurgia, o primeiro passo é agendar uma avaliação presencial. O valor da cirurgia varia de acordo com a paciente, pois afinal cada pessoa possui características únicas que o médico levará em conta nos exames. É por isso que a resolução do CFM determina que os valores dos honorários médicos só podem ser estabelecidos pelo médico após uma série de procedimentos e avaliações pré-operatórias. Ainda assim, deve-se lembrar de que existem as despesas hospitalares e a chance de ocorrerem imprevistos que somarão aos gastos.

Entre em Contato

Escreva aqui sua dúvida ou sobre o que gostaria de saber mais.

Contato

Rua Arruda Alvim, 76
São Paulo, SP