Plástica na Íntegra

proteses de silicone expostas

Afinal, quais são as diferenças entre as próteses de mama usadas hoje em dia na cirurgia plástica?

Preparamos este artigo para que você tire todas suas dúvidas sobre os tipos de próteses de silicone para as mamas. Vamos conversar sobre as características e diferenças existentes entre as próteses de mama. Isso ajudará você na conversa com seu cirurgião plástica para definir qual é mais indicada para você. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

Muitas mulheres têm no topo da lista de desejos a colocação de próteses de silicone nas mamas. Como ocorre em várias situações da vida, sempre surgirão dúvidas e perguntas quando caminhamos em direção a algo novo. Algumas dessas dúvidas são mais comuns, por exemplo: qual tamanho colocar, qual formato de prótese, qual prótese vai dar o resultado mais próximo com desejado, entre muitas outras.

Afinal, quais são as diferenças entre as próteses de mama usadas hoje em dia?

De modo geral, as próteses se diferenciam pelo FORMATO, pelo TAMANHO, pelo REVESTIMENTO e pelo material de PREENCHIMENTO.

Formato da Prótese de Mama

No que se diz respeito ao formato, existem as próteses cônicas, as em formato de gota (também chamadas de “anatômicas”) e as próteses redondas.

A prótese cônica é “pontuda”, ou seja, ela possui uma a base mais estreita e uma projeção maior. Se fizermos um corte transversal nessa prótese, veremos que ela lembra um triângulo já que a maior parte do seu volume está concentrado no meio da prótese de silicone. Por essa razão, quando utilizadas, os seios costumam ficar mais projetados para frente, principalmente o mamilo.

Os modelos em gota costumam ser mais usados nas cirurgias reparadoras. Essa prótese possui a maior parte do seu volume na porção inferior do implante. Na cirurgia estética, essa prótese pode ser indicada para pacientes que almejam aumentar o volume e manter o contorno proporcional da mama, sem o colo muito marcado.

A prótese redonda é a mais utilizada na cirurgia plástica estética. Essa prótese de mama entrega um resultado seguro, consistente e agradável às mulheres. Como existe uma infinidade de tamanhos, bases e projeções disponíveis no mercado, conseguimos modelos que mimetizam as próteses cônicas. Também existem próteses de mama redondas com preenchimento de silicone que pode simular uma prótese de mama anatômica.

Tamanho da Prótese de Mama

Existe uma infinidade de possibilidades de tamanhos e dimensões nos implantes mamários de silicone. Os volumes costumam variar de 150 ml até 500 ml. Como temos muitos fabricantes, o cirurgião consulta o catálogo para escolher o implante mais adequando de acordo com a avaliação pré-operatória. Mesmo assim, sempre são solicitados de três a quatro tamanhos diferentes, sendo todos próximos ao tamanho pretendido.

Revestimento da Prótese de Mama

Os implantes mamários de superfície lisa foram os primeiros a surgir no mercado. Não costumam ser utilizados por profissionais do Brasil por não proporcionarem o nível de segurança necessário para as pacientes, já que aderem muito pouco aos tecidos. Por esse motivo, as próteses lisas podem se mover mais facilmente, apresentar ondulações palpáveis, causar a aparência de flacidez precoce das mamas ou mesmo sairem do lugar.

Os implantes de revestimento texturizado apresentam microrrugosidades em sua superfície. Eles foram criados com o objetivo de diminuir esses riscos de contratura capsular ao mesmo tempo que aderem mais aos tecidos.

O revestimento de espuma de poliuretano é uma superfície que adere muito firmemente aos tecidos e apresenta taxas um pouco maiores de contratura capsular. Esse tipo de prótese exige cuidado redobrado na sua colocação, pois, ele adere muito firmemente aos tecidos e a prótese quase que não báscula (acomodação) no tórax.

Preenchimento da Prótese de Mama

Os materiais usados na fabricação de próteses mamárias são silicone pelo fato de proporcionarem mais maciez ao toque quando comparados aos modelos de salina. Hoje em dia, é muito raro usarmos próteses com preenchimento de salina (ou seja, soro fisiológico) no Brasil. A maciez ao toque não agrada as pacientes e eles são mais frágeis.

Como vimos, há diferentes opções de tipos de próteses de silicone. O importante é que todos os aspectos que envolvem a escolha sejam discutidos com o seu cirurgião, pois ninguém melhor do que ele para indicar o melhor modelo para atender às suas necessidades.

 

Entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas, marcar marcar uma avaliação e conversar mais sobre sua cirurgia de prótese de silicone!