Plástica na Íntegra

10 Mentiras e Verdades sobre Prótese de Silicone em Cirurgia Plástica que você precisa saber agora!

Mentira ou Verdade?

A prótese de glúteo pode incomodar na hora de sentar.

Mentira!

A prótese é colocada dentro do músculo do glúteo máximo e, depois do período de recuperação (que é de cerca de 15 dias), não há nenhum tipo de incômodo da prótese.

Após o colocar prótese de glúteo é proibida a aplicação de injeção no local.

Verdade!

A aplicação de injeções nos glúteos fica terminantemente proibida, pois a agulha pode furar a prótese. Além disso, existe o risco de injetar o medicamento dentro do implante.

Exercícios físicos podem romper a Prótese de Mama ou de Glúteo.

Mentira!
Após 15 dias de cirurgia, o organismo já forma uma espécie de cápsula que a isola do resto do corpo. Sendo assim, passado o período de cicatrização, não há mais perigo de ela se deslocar para outras partes.

Pode haver uma perda de sensibilidade nos seios após o implante.

Verdade!
Pode ocorrer perda de sensibilidade, mas ela é temporária na maior parte dos casos. Isso acontece principalmente na região da areola e dos mamilos. 

Confira aqui mais detalhes sobre o assunto no nossa página sobre Prótese de Mama.

A prótese de mama de silicone interfere na amamentação.

Mentira!

A prótese de mama por si só não atrapalha na amamentação. Já a cirurgia de mastopexia pode afetar a amamentação.

A prótese de silicone na mama atrapalha o rastreamento do câncer de mama.

Mentira!

Os exames para detectar patologias mamárias ou doenças do tecidos mamário também não são prejudicados pela presença da prótese de silicone.

Qualquer pessoa pode colocar uma prótese de silicone, seja na mama ou no bumbum.

Mentira!

Nem todas as pessoas podem se submeter a colocação de próteses de silicone. Existem contra-indicações para a cirurgia (confira aqui), por exemplo, pessoas que têm históricos de doenças auto-imunes não controladas não devem realizar essa cirurgia.

A prótese de silicone está relacionada a um tipo Linfoma.

Verdade! 

Há alguns anos observou-se a relação de implantes mamários de uma determinada fabricante com o ALCL, um tipo de linfoma. Para segurança das pacientes, esses implantes saíram de mercado.

A prótese de silicone pode sofrer rejeição.

Mentira!

Não ocorre uma rejeição verdadeira (com formação de anticorpos), pois o silicone é um material inerte. O que ocorre com TODAS as próteses de silicone é a formação de uma cápsula ao redor da prótese. Essa capsula, em alguns casos, pode causar problemas e necessitar de tratamento.

A prótese de silicone tem validade e precisa ser trocada a cada 10 anos.

Mentira!

A prótese de silicone não tem validade definida. Ela pode permanecer no corpo desde que não esteja causando nenhuma problema a paciente. Mesmo assim, recomenda-se a avaliação anual da prótese com ultrassonografia para se ter certeza de que tudo vai bem.

Ficou alguma dúvida?
Entre em contato conosco e envie sua pergunta ou dúvida sobre próteses de silicone. Vamos fazer o nosso melhor para te responder!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *